top of page
040.jpg

HISTÓRIA

Em 1957 António Barata abriu a Livraria Barata na Avenida de Roma, que de imediato se tornou num ponto de encontro de pessoas indispensável na cidade de Lisboa. O seu fundador orientou sempre a Livraria para que fosse um espaço de divulgação cultural e de liberdade de pensamento. Valores esses difíceis de defender pelas detenções e tortura a que foi sujeito. No seu persurso a Livraria Barata, participa na construção da Editorial Presença. À época são reconhecidas as competências da sua missão.

027.jpg
026.jpg

Em 1986, um Espaço novo, um Projecto diferente, a mesma Tradição.

Prémio "Caduceu de Ouro", Loja do ano.

Com o esforço de modernização e de expansão, a Barata reafirmou-se como uma das entidades promotoras de iniciativas culturais.

Os anos 90 foram assinalados pelo crescimento 1990 a 2003. A convite de várias entidades, que procuram desenvolver os seus polos culturais e serviços, levam a que a Barata aceite os desafios propostos, e se posicione noutros locais e estruturas. Surge assim:
A Barata na rota do Oriente
Barata Instituto Superior Técnico
Barata no Instituto Superior de Agronomia
Barata na Universidade de Évora
Barata em Campo de Ourique
Barata no Campus FCT/ Universidade Nova
Barata na Universidade Lusiada

029.jpg
028.jpg

Ao longo destes 60 anos, a Livraria Barata foi reconhecida pelo papel que desempenhou na divulgação de ideias e cultura. Hoje e amanhã pretende-se que os valores e a orientação humanista se mantenham e os desafios, mudanças de paradigma se enfrentem.

bottom of page